Azola

Família: Azollaceae

É um feto aquático flutuante com 7 a 10 cm. As folhas são imbricadas, dispostas em duas fiadas (uma emersa e outra submersa), muito ramificadas com coloração verde ou avermelhada.

Pode reproduzir-se por fragmentação vegetativa ou por esporos.

Colher

Família: Potamogetonaceae

É uma planta aquática que cresce até 25cm, as folhas são ovais ou lanceoladas e por vezes flutuantes apresentando um longo pecíolo com cerca de 18 cm.

Guarda-rios

Ordem: Coraciiformes | Família: Alcedinidae

O guarda-rios é uma ave pequena, tem as patas curtas vermelhas-claras, cabeça grande e um bico longo e preto.

A coroa e asas apresentam uma coloração azul-esverdeada, dorso e cauda num tom de azul vivo, as partes inferiores e as faces exibem uma cor alaranjada acastanhada e a garganta é branca.

Os juvenis apresentam semelhanças com os adultos mas as cores são mais baças, esverdeadas e as patas são acinzentadas.

Chlorella (género)

Família: Chlorellaceae

Constituem um género de algas verdes unicelulares, eucarióticas, apresentam uma forma esférica e não têm flagelo (sem capacidade de locomoção).

Espirogira (género)

Família: Zygnemataceae

As algas verdes de água doce pertencentes ao género Spyrogyra têm um aspecto viscoso, são filamentosas e têm a particularidade de possuírem os cloroplastos enrolados em espiral.

Lagostim-vermelho-do-Louisiana

Família: Cambaridae

É um crustáceo de água doce que apresenta uma coloração avermelhada ou acastanhada. Possui 5 patas, respira por brânquias e pode permanecer algum tempo fora de água.

Garça-branca-pequena

Ordem: Ciconiiformes | Família: Ardeidae

É uma garça de dimensão média, esguia e elegante.

A plumagem é branca, possui o bico direito e negro, patas negras e dedos amarelos. Durante a época de reprodução exibe duas penas alongadas na nuca.

Garça-real

Ordem: Ciconiiformes | Família: Ardeidae

É maior garça que pode ser observada em Portugal. Tem o corpo robusto, grande, com coloração cinzenta nas partes superiores e branca acinzentada nas partes inferiores.

O pescoço é longo, o bico é direito, forte e em forma de punhal com tonalidade amarela acinzentada, ficando laranja durante a época de reprodução.

As patas são amarelas acinzentadas e a face superior das penas são cinzentas e pretas.

Os adultos apresentam o centro e ambos os lados da cabeça brancos com uma pluma negra, longa e estreita até à nuca.

Imperador-azul

Classe: Insecta | Ordem: Odonata | Família: Aeshnidae

Os machos têm o abdómen azul vivo com uma risca dorsal negra, o tórax e a cabeça são verdes e possuem olhos azuis ou esverdeados proeminentes. As fêmeas apresentam o tórax e o abdómen esverdeados e coloração acastanhada nos últimos segmentos do abdómen.

Ambos os sexos têm patas castanhas, exibindo uma cor amarelada na base. As asas possuem veios negros e com e a idade ganham uma tonalidade amarelada acastanhada.

As larvas aquáticas (ninfas) são acastanhadas, possuem a cabeça arredondada e olhos grandes.

Escorpião-de-água

Classe: Insecta | Ordem: Hemiptera | Família: Nepidae

É um percevejo aquático que apresenta o corpo acastanhado acinzentado, achatado e em forma de folha. As patas dianteiras são muito poderosas (fazem lembrar as garras de um escorpião) e são usadas para agarrar as presas. Possui as asas muito próximas ao corpo.

Os adultos respiram através de um sifão muito distinto localizado na parte traseira do corpo. A ponta do sifão é colocada fora de água enquanto o corpo permanece submerso. As larvas mais jovens como ainda não têm o sifão desenvolvido, respiram através de espiráculos abdominais.